Hoje começou uma nova oficina de tricot mensal - às Terças das 10:30h às 12:30h.
As senhoras que começaram hoje estas oficinas, já fazem malha há alguns anos e vieram para relembrar pontos e técnicas (a relembrar e a ensinar, aprende-se tanto...e tenho ainda tanto para aprender...mesmo.)
A manhã rendeu bem.
Geralmente começo por mostrar a importância de tricotar sempre uma amostra - a grande maioria acha que é perda de tempo - mas não é, muito antes pelo contrário. E as participantes nas oficina de hoje, ficaram admiradíssimas com a diferença de resultados que se obtém, experimentando diferentes números de agulha, até se "encontrar" a tensão de ponto ideal para a peça que queremos tricotar.
Aliás, uma vez, li algures que, começar a tricotar um novo fio sem antes fazer uma amostra é como casar sem nunca ter namorado...Um pouco exagerado, mas achei piada :)
Não menos importante é saber calcular o número de malha certas para uma peça, que se pretende tricotar, seja uma camisola, manta ou casaquinho de bebé.
Poupa-se tempo e fio :)
E ainda tivemos tempo para fazer alguns pontos canelados e de arroz...
O ponto canelado interrompido é muito popular por aqui, por ser bonito e fácil de tricotar (já deixo a receita, mais à frente).
Para a semana continuaremos esta oficina matinal, e desta vez serão os diferentes tipos de aumentos (invisíveis e decorativos), diminuições, como fazer um decote...
Ainda esta Quinta das 18:30 às 20:30h, terminará a oficina pós-laboral...este grupo já vai mais avançado: já tricotaram camisolas com manga raglan, golas e até xailes!
Mas poderá inscrever-se na próxima. Ligue-nos 966 771 735, aceda ao facebook, ou passe cá pela Caxemira.
Bem, fico mesmo satisfeita por ver as senhoras e meninas tão entusiasmadas. Uma delas disse-me, há dias.."oh, Paula, sabes uma coisa, acho que estou viciada..." Mas é um vício saudável, criativo e relaxante, respondi-lhe (há até estudos que o comprovam). Sorriu e concordou comigo ;)
Ora não me esqueci do ponto.
Aqui vai:
Ponto canelado interrompido
1. ª carreira (frente): *1 malha meia, 1 malha de liga*; repetir até ao final da carreira
2. ª carreira (avesso): tricotar em liga esta carreira e todas as carreiras do avesso.
Repetir as carreiras 1 e 2 alternadamente.
That´s it!
Sem comentários:
Enviar um comentário